Mármore
Veios densos marcam a superfície lisa dessa rocha carbonática, composta em boa parte de carbonato de cálcio e magnésio. Nas lojas, há opções nacionais e importadas, em chapas de até 1,80 x 3m e com acabamentos e medidas variáveis. Opte por lotes calibrados: isso indica que todas as peças têm espessuras uniformes. As opções vão de 1 a 3cm. Há também mármore em placas de 40 x 30cm, 40 x 40cm e 60 x 30cm, com preços mais acessíveis. As cores? Não dá para precisar quantas são, pois a natureza faz inúmeras combinações e desenhos com azul, preto, cinza, rosa, bege, branco e verde. Essa pedra, no entanto, tem ressalvas: os ácidos dos alimentos, como o do limão, e os dos materiais de limpeza podem manchá-la. Por isso, não a instale em fachadas, áreas externas e cozinhas de uso freqüente (veja mais informações sobre instalação na pág. 64). "Ela também tem baixa resistência à abrasão, como indica o teste Amsler*", diz o geólogo Cid Chiodi Filho, da Abirochas. Ou seja, risca e desgasta no dia-a-dia e, com isso, perde o brilho, recuperado só com polimento industrial.
Granito
A textura granulada é sua principal característica visual. Se houver dúvidas, passe uma chave ou uma faca sobre um cantinho da peça: o granito não risca, ao contrário do mármore. Isso se deve à presença de minerais como o quartzo, o feldspato e as micas na composição dessa rocha normalmente de origem ígnea. Essa resistência abrasiva foi também confirmada no teste Amsler. "Seu desgaste é de 0,5 a o,6 mm, índice considerado muito bom", diz o geólogo Eduardo Quitete, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Se comparado ao mármore, o granito não é tão sensível ao contato com agentes químicos. Com cautela na manutenção (veja os boxes de instalação e manutenção), pode ir em tampos de cozinha, tanque e banheiro. Nos pisos, em chapas com diversos tamanhos, não há contra-indicação. Mas, nas áreas expostas à chuva ou em escadas, opte por acabamentos antiderrapantes (veja opções ao lado). Já os polidos, instale em áreas internas, como salas e cozinhas. As colorações mais comuns são cinza, rosado e avermelhado, seguidas de branco, negro, marrom, amarelo, verde, azul e multicor.
Quartzito
Formado essencialmente por quartzo, ele não risca, tem baixa absorção de água e sua composição não traz minerais reativos, que provocam manchas. "Reúne as boas características do mármore e do granito", diz Cid Chiodi. O preço, que chega a R$ 700 o m2 restringe algumas variedades mais exóticas, como os azuis, os verdes e os brancos, extraídos na Bahia ou em Minas Gerais. O valor se deve à qualidade e à raridade da pedra na natureza, além da trabalhosa extração. Pode ser usado em pisos internos ou externos.
Se empregado em bancadas de churrasqueiras e em locais com presença de gordura e graxa, aplique hidroóleo repelente antes do primeiro uso. As lajotas geralmente não são calibradas, e o instalador deve ser experiente para nivelá-las com argamassa.
Industrializadas (Silestone, Tecnostone, Aglostone)
Conhecidas como superfície sólida mineral (SSM), a maioria tem cor uniforme, nenhuma absorção de água e alta resistência a riscos e manchas. Sua aplicação em pisos ou bancadas é feita com argamassas comuns. No entanto, certifique com o fabricante se o modelo pode ser usado em áreas externas. Atestado pelo Deutsch Institut für Normung (DIN), espécie de ABNT alemã, as chapas de Silestone (pó de quartzo com granito processado pela empresa de mesmo nome, com sede na Espanha), quando expostas ao sol e à chuva, dilatam e se desprendem umas das outras. Outras marcas são o Marmol Compac, da Marmol, na linha Mármore (pedriscos da rocha, carbonatos e resina de poliéster) e Quartzo (pedaços da pedra com resina de poliéster), o Marmo Glass (mármore e fibra de vidro), da China, e o Caesar Stone (quartzo e resina), de Israel. Há também o mármore thassus, da Gyotoku. A pedra, típica da Grécia, depois de moída e prensada em placas, recebe tratamento que evita manchas e riscos. Por último, vai para um forno.